skip to Main Content

Cientistas imprimem em 3D uma nave microscópica de Star Trek que se move por conta própria

Cientistas Imprimem Em 3D Uma Nave Microscópica De Star Trek Que Se Move Por Conta Própria

(CNN)Uma equipe de físicos em uma universidade na Holanda imprimiu em 3D uma versão microscópica da USS Voyager, uma nave estelar da classe Intrepid de Star Trek.

A Voyager em miniatura, que mede 15 micrômetros (0,015 milímetros) de comprimento, faz parte de um projeto que pesquisadores da Universidade de Leiden conduziram para entender como a forma afeta o movimento e as interações de micro-nadadores.
Micro-nadadores são pequenas partículas que podem se mover através do líquido por conta própria, interagindo com o ambiente por meio de reações químicas. O revestimento de platina dos micro-nadadores reage a uma solução de peróxido de hidrogênio em que são colocados e que os impulsiona através do líquido.
“Ao estudar micro-nadadores sintéticos, gostaríamos de entender os micro-nadadores biológicos”, disse Samia Ouhajji, uma das autoras do estudo , à CNN. “Este entendimento pode ajudar no desenvolvimento de novos veículos de entrega de drogas; por exemplo, microrrobôs que nadam autonomamente e entregam drogas no local desejado no corpo humano.”
Usando uma impressora 3D, os cientistas descobriram que podem imprimir qualquer formato de micro-nadadores, incluindo barcos e naves estelares. Isso os ajuda a identificar o efeito que cada forma tem sobre o movimento das partículas que nadam.
Embora a maioria das pessoas não entendesse o que o USS Voyager tem a ver com a ciência, Jonas Hoecht, um dos co-autores do estudo, tinha sua própria razão para replicar a nave.
“Na última semana de seu projeto, prometi a ele que poderíamos imprimir qualquer forma que ele quisesse”, disse Ouhajji. “Como um grande fã de Star Trek, ele escolheu a USS Voyager. Além disso, também foi para mostrar que o tipo de formas que podemos imprimir é quase ilimitado.”
Em seu projeto, os físicos também imprimiram formas como barcos, trímeros e hélices, com a forma de cada objeto afetando seu comportamento de natação.
Junto com a compreensão de como os micro-nadadores podem ser usados ​​para limpar águas residuais ou entregar drogas ao corpo, o experimento ajudará os cientistas a aprender mais sobre nadadores biológicos, como espermatozoides e bactérias, e como eles viajam pelo corpo.
Back To Top