skip to Main Content

Questões frequentes

FAQ Suporte técnico

Selecionamos no display LCD a opção “cambiar filamento” de seguida escolher “ descarregar filamento” uma vez chegada à temperatura recomendada, pressione a patilha da cabeça da impressora e, ao mesmo tempo, puxe o filamento para extrai-lo da boquilha.

1. O filamento não se encontra inserido corretamente no extrusor. Por favor, extraia o filamento, corte o extremo do filamento e volte a inseri-lo no extrusor (Consulte o capitulo 5.8 do manual de usuário.)
Possivelmente a plataforma está muito perto da ponta do extrusor, a qual impede a extrusão do filamento. Por favor selecione: “Controlo” – “Modo Calibracion” no display do LCD para recalibrar a plataforma (Capitulo 6.2 do manual de usuário).

2. Retire o filamento do extrusor (Consulte o capítulo 6.6 do manual de usuário), realize um corte plano na ponta do filamento, e certifique-se que o filamento entre o mais recto possível quando voltar a inserir o filamento no extrusor, Assegure-se que o filamento está inserido corretamente no orifício do extrusor.
“Controlo”-“Cambiar Filamento”-“Descargar Filamento”
b. Uma vez que a boquilha alcance a temperatura indicada nos ajustes, pressione o braço da cabeça no extrusor e ao mesmo tempo empurre um pouco o filamento no interior da boquilha, seguidamente extraia o filamento da boquilha.

3. Desmonte o extrusor da impressora, confira o fluxo do material que sai do extrusor. Se verifica que existe resíduos de pó de filamento, pode provocar que a engrenagem se obstrua, proceda limpando a engrenagem com um pincel. Confira também se os dentes da engrenagem não estão danificados. Se estiverem, substituir a engrenagem por uma nova.

Cortar o filamento para assegurar-se que está recto e não se enrola. De seguida, carregue na patilha da cabeça da impressora e volte a inserir o filamento no cabeçal da impressora. (consulte o capítulo 5.8 no manual de utilizador)

1. O filamento não se encontra inserido corretamente no extrusor. Por favor, descarregue o filamento, (consulte o capítulo 5.8 do manual de utilizador).
a. Unload filament (Descarregar filamento)
b. Corte o extremo do filamento e volte a inserir o mesmo no extrusor. (consulte o capítulo 5.8 do manual de utilizador).

2. Pode existir um pequeno resto de filamento da última impressão bloqueando o extrusor.
a. Aqueça o extrusor e empurre o filamento bloqueado com o novo filamento, para que derreta o que está a provocar o entupimento. (consulte o capítulo do manual de utilizador).

3. Desmonte o extrusor para eliminar o restante filamento de dentro da boquilha usando um pouco de filamento ou a chave Allen mais larga dos acessórios. Limpe também a engrenagem, usando um pincel.

Por favor, espere uns minutos para que a plataforma e o extrusor arrefeçam para a temperatura ambiente, de seguida, retire sem esforço o objeto impresso.
2. Se o objeto impresso, continuar agarrado com força à plataforma; por favor, retire com cuidado o objeto utilizando uma espátula, gentilmente.

1. Aquecer o extrusor até alcançar a temperatura desejada, de seguida, pressionar o braço do extrusor da impressora e ao mesmo tempo empurre o filamento para que saia pela ponta do extrusor.

2. Se o problema não fique resolvido, remova o filamento e limpe a ponta do extrusor com a chave Allen (1,5 mm), introduzindo-a pelo orifício de entrada do filamento no extrusor.

3. Desmontar o extrusor da impressora retirando os parafusos que seguram a ventoinha ao motor, de seguida, limpe o filamento bloqueado dentro da ponta do extrusor.

1. Assegure-se que a temperatura, tanto do extrusor como da plataforma, corresponde com a temperatura recomendada para a impressão do material que está utilizando.
PLA: Temperatura do extrusor 205℃, Temperatura da plataforma 70℃.
ABS: Temperatura do extrusor 220℃, Temperatura da plataforma 110℃.
Efetue o ajuste da temperatura de acordo com o material que se aplica.

2. Volte a calibrar a plataforma para verificar as “Condições de calibração Inicial” (A lâmina de calibração deve colocar-se na horizontal na plataforma e deve estar tocando na ponta do extrusor).

3. Assegure-se que a plataforma de vidro que está utilizando é a plataforma correta para o material de filamento que esta imprimindo. Deve verificar se na plataforma não exista restos de pó, óleo ou danos no revestimento. Se exista, limpe com um pano que não solte pêlos ou substitua a plataforma.

1. Desligue a impressora e volte a ligar.

2. Por favor, volte a confirmar se o cartão SD está corretamente inserido na ranhura para cartões SD. Se não estiver, por favor volte a inserir.

3. Se a impressora não conseguir ler o ficheiro, confirme se os ficheiros guardados no cartão SD estão em formato .GCO e se o nome do ficheiro está correto ( apenas pode conter caracteres alfanuméricos do alfabeto inglês, espaços em branco, underscore). Se o formato dos arquivos não está em .GCO, converta em .GCO usando o software Repetier-Host (Consulte o capítulo 7.3 do manual de usuário).

1. Durante a impressão com o cartão SD, selecione “Anular Impresión”. Uma vez parada a impressão, não se pode reiniciar. O extrusor irá para a posição inicial e a temperatura da cama e do extrusor irá arrefecer.
NOTA: Depois de dar a ordem “Anular Impresión”, a impressora demorará 30s para executar a ordem.

2. Durante a impressão, no programa Repetier-Host, clique em “Anular Impresión”. O extrusor deixará de mover e a temperatura da plataforma e do próprio extrusor irá arrefecer.

3. Se a impressão não parar, por favor desligue a impressora, espere 10s e volte a liga-la. De seguida, no display LCD selecione “Preparar” – “Auto Inicio XYZ” para que o extrusor volte para a posição inicial XYZ.

1. Verifique que a impressora está ligada ao computador através do cabo USB e que está ligada. Selecione “Connect” no Repetier-Host para conectar-se à impressora.

2. Assegure-se que escolheu a Porta COMx correta na configuração da impressora. Ao ligar a impressora, a porta será a última e deverá emparelhar com a porta COM no Gestor de Dispositivos.
Uma vez conectado, a curva de temperatura começará a mover-se. Consulte o capítulo 7.2 do manual de utilizador.
NOTA: “COM1” não pode utilizar.

3. Se não conseguir conectar-se nesse momento, desinstale e reinstale o Repetier-Host.

1. Volte a calibrar a plataforma.
Regule o parafuso de calibração para aproximar a ponta do extrusor à plataforma de impressão.

2. Se a área de contacto do objeto com a plataforma é demasiado pequena, utilize Repetier-Host para adicionar “Brim” antes de cortar o objeto (Slice) e converter para .GCO, para conseguir, deve clicar em “Configure” – “Brim” e escolher uma largura de “Brim” entre “5 ~10mm”.

3. Aumente a temperatura do extrusor entre 5~10℃.

Corte o extremo do filamento e assegure-se que o comprimento do filamento é recto e não apresenta curvas. Pressione o braço do extrusor e volte a inserir o filamento no extrusor até que o filamento alcance a boquilha. Selecione “Prepare” – “Change Filament” – “Load Filament”.

1. Confirme se a temperatura do extrusor é a adequada para a impressão do material do filamento em questão.

2. Consulte o capítulo 6.6 do manual de utilizador, onde explica como retirar o filamento através do display. Quando o extrusor alcançar a temperatura correta para imprimir o tipo de filamento, carregue no braço do extrusor e pressione o filamento para baixo para derreter a ponta do mesmo, de seguida retire o filamento rapidamente.

Estes dois elementos são de vital importância nas peças de ABS, pois aumentam a adesão à superfície de impressão das mesmas em grande escala. Quando se trabalha com ABS, pode-se utilizar Brim ou Raft para peças estreitas e altas, embora o Brim não deixe a mesma marca que o Raft e tenha um melhor pós-processamento. Quando as peças a imprimir, têm uma superfície de contacto com a superfície de impressão ampla, é mais aconselhável o Raft, pois reduzirá as tensões internas que se produzem como causa das dilatações de uma grande superfície de ABS contra o vidro quente.

Recomenda-se não utilizar demasiadas camadas sólidas no principio da peça, pois irá aumentar as tensões internas e, portanto, as possibilidades de “warping”.

Sim. Ao serem peças que estão em rotação contínua, tanto as varetas, como os rolamentos, como o fuso com o parafuso roscado têm que estar bem lubrificados, garantindo um perfeito deslizamento entre eles e um melhor posicionamento nos eixos. Outra das vantagens é um melhor funcionamento dos motores, visto que não terão que exercer tanta força para que deslizem os componentes na impressora.

Aqueça o extrusor a 220℃, selecione no display LCD “Control”-“Temperatura”-“Extrusor”. Uma vez que a temperatura do extrusor chegue aos 220℃ fixados anteriormente, limpe o extrusor com um pano de tecido que não solte pêlos.

Limpe a plataforma de vidro com pano de tecido húmido que não solte pêlos. Não utilize água quente. Não utilize álcool ou nenhuma solução química na limpeza da plataforma de vidro, pois poderá danificar o revestimento do vidro.
Se mesmo assim, não conseguir limpar o filamento fixo da plataforma, por favor substitua por uma nova,

1. O objeto a imprimir terá um resultado final diferente, de acordo com o tipo de filamento selecionado. Por exemplo, se o objeto não imprimir corretamente com ABS, pode tentar imprimir o mesmo com filamento PLA.

2. Verifique se o objeto está com o desenho concluído, verifique se o objeto necessita de ser escalado, rodado, adicionar suporte, etc para alcançar o processo de impressão.

3. Escale se for demasiado pequeno.
3.1. Rodar se o objeto não estiver bem colocado.
3.2. Adicionar um suporte ou vários se o objeto apresenta na sua estrutura ângulos.
3.3. Se o Repetier-Host mostra a mensagem de advertência ao inserir o objeto, pode reparar o objeto através da página web: https://netfabb.azurewebsites.net

A temperatura de funcionamento da impressora CoLiDo é de 21~32℃, por favor coloque a impressora, numa temperatura ambiente adequada, para que a qualidade de impressão não seja afetada. Uma vez, colocada a impressora no lugar adequado com a temperatura correta, terá que reiniciar para atualizar a impressora.

1. Pressione o cabo transístor/sensor da boquilha para conectá-la com o extrusor e o PCB corretamente.

2. Substitua o cabo do transístor ou o bocal de toda a unidade.

1. Efetuar limpeza em profundidade do extrusor, é recomendável fazer com o filamento limpador Colido.

2. Aumentar a temperatura da boquilha até 220ºC para PLA, e 240ºC para ABS.

3. Se o problema persistir, confirmar que o motor de carga funciona corretamente sem estar introduzido o filamento. Se não rodar convenientemente, contactar com o serviço técnico.

É necessária uma calibração correta e muito acertada. Para isso, antes de começar a imprimir qualquer peça em ABS, é necessário realizar uma calibração à  impressora, assim como uma prova de impressão que nos confirme a correta calibração da máquina. É preferível que esta calibração esteja ajustada em vez de separada (nunca chegar a uma calibração excessivamente apertada que possa danificar plataforma ou a boquilha) Com o ABS, as provas de validação não serão válidas enquanto houver separação entre as diferentes passagens (mesmo que pequenas).

É também um ponto de vital importância, se queremos que a peça fique com adesão, o revestimento terá que estar em boas condições.

Assegure-se que a temperatura da base está quente. Quando no display LCD indica que a temperatura da base está a 110ºC, é porque o local onde está colocado o sensor de temperatura encarregado pela medição da mesma, está nessa temperatura. Isso não significa que o resto da superfície da base quente esteja à mesma temperatura, nem que o vidro sobre o qual vá imprimir, esteja quente no seu máximo (o vidro nunca vai estar à temperatura da base, pois existe uma dispersão de calor durante a passagem), estes problemas podem aumentar se o ambiente de impressão é muito frio. Confirme a correta temperatura da superfície de impressão, aquecendo cinco minutos antes da impressão a base, através do controlo manual do Repetier ou desde o display LCD da impressora, deste modo, quando o extrusor comece a imprimir, o calor estará repartido por toda a superfície.

Como se indicou no tópico anterior, o ambiente de impressão afeta em larga escala a impressão de ABS, pois se existir, um ambiente muito frio, com muita humidade ou em que, a temperatura ambiente esteja dentro da temperatura de trabalho da impressora, exista constantes correntes de ar, a impressão da primeira camada vá ser muito complexa. Quando existe este tipo de problemas, podem ser resolvidos aumentando a temperatura da base entre 5 e 20ªC para compensar este efeito externo. Evitar janelas abertas e utilizar o ar condicionado (nunca de forma direta contra a impressora) para controlar a temperatura ambiente, são boas práticas que favorecem a adesão.

Nas primeiras camadas favoreça a adesão. Se poder reduzir manualmente desde o display LCD da impressora ou desde o controlo manual do Repetier. Uma vez, que tenha superado esta primeira camada, pode voltar à velocidade normal.

Recomenda-se a não tentar colocar a superficie da peça com maior área contra a base, pois quanto maior a superficie, mais probabilidades que as tensões internas separem a peça.

– Verifique se está configurada a porta no programa Repetier. O caminho a seguir é:  Configurar impressora > Conexão > Porta. Na porta, terá que selecionar a porta referente à impressora. Não deve selecionar “auto” ou “com1”. Uma maneira de confirmar qual é a porta indicada é ver todo a lista de portas que aparecem no programa Repetier, desconectar a impressora do computador e ver que porta desapareceu dessa lista.
Se o problema persistir:
– Reiniciar o programa.
– Desconectar a impressora da eletricidade e voltar a conectar passados uns segundos.
– Reiniciar o computador.
– Testar noutro computador

Back To Top